quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

"A irreversibilidade do tempo" (...) 21



Tudo tem um começo, e falando sobre algo que se inicia, tencionamos reforçar a ideia de que citando o Livro do Genesis: 1, 1 "No princípio (...)", note-se que são as primeiras palavras. "No princípio ..." é sintomático que o protagonista quer fazer uma sucinta descrição inicial.

Para sustentamos o nosso discurso começaremos por falar do "instante" que jamais se repetirá.

Considerando  que decorrido este "instante" a "irreversibilidade" é um facto. Não há momento igual, esta verdade absoluta e indesmentível.

Com efeito, o "tempo" sendo único tem particularidade é vinculado a alguém que é detentor desse espaço de tempo, que é momento, que é breve, é instante (...), sendo ele a usufruir da maneira que quiser gastar esse tempo, esse "instante".

Assim, esse momento "sublime" é determinante na vida das pessoas, acontece do mais insólito, vários cerimoniais, momento solene como casar, ou outros actos solenes com investidura para algum cargo ou função, assinatura de algum protocolo onde se vise leis e procedimentos a adoptar.

Sendo a "irreversibilidade" uma contingência natural que envolve as Sociedades e consequentemente as pessoas, é crucial que para a sua compreensão por existirem ideias, raciocínios, percepções que influenciaram o nosso mundo através das discussões sempre "acesas" sobre o "tempo" em que vários filósofos, pensadores e outros cientistas deram as suas contribuíções sobre o assunto.

No decorrer dessas pesquisas foi difícil termos uma a noção nítida sobre o "tempo", como a temos hoje.

Estes pensadores, físicos, cientistas, filósofos, etc deixaram os seus contributos que aproveitamos no essencial por convergirem em bases que solidificaram às quais estabelecemos simbiose pelas experiências nos últimos dois séculos, o actual e o anterior por darem provas da esmagadora maioria de opiniões e pesquisas nesse sentido culminando com o sucesso dessas tecnologias.

Estas questões tiveram a finalidade de obter o conhecimento dessas situações sobre  "irreversibilidade" tão falada e questionada, aliás é nossa convicção que "existiu sempre" essa preocupação dos nossos antepassados à medida que os humanos se deram conta da sua "existência irreversível no tempo".

A passagem tão fugaz e efémera neste mundo material (...) eles gostariam de saber o estado último, como se processaria, e como se desligavam do corpo - matéria perecível do espírito algo "imaterial e divino", e se existia outra vida (...) porque já tinham essa percepção, surgiram então as mais variadas inquietações.

Terminaram o tempo de "vida terrena" Ficando para alguns esta icógnita.

Procurando sempre estabelecer o vínculo pelo qual nos guiamos e seguir o nosso discurso que é a "irreversibilidade do tempo". António Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário