segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

"Consciente e Subconsciente" (...)


O objectivo pelo qual se escreve versando um tema que direcciona o nosso pensamento, há um momento preciso onde tudo ocorre abertamente e as palavras sucedem-se umas e outras formando o discurso.

Certamente que ao esboçarmos o contexto que tencionamos falar, surge que ao entrelaçar as palavras há como que um casamento com elas escolhemos aquelas por dizerem respeito ao assunto que focamos.

E seguindo por esta estreita passagem,um caminho se depara e se afunila esbatemos na percepção que estava já alinhavada no nosso subconsciente aquilo que pretendemos passar como  mensagem.

E assim, os dois estados um e outro, o consciente e subconsciente, sendo que o primeiro é responsável  face ao  seu carácter, e o subconsciente por ser passivo, observa, sem contudo se manifestar, deixando que o consciente actue.

O subconsciente, dada a sua ausência, por estar sempre fora do consciente, eximindo-se de qualquer opinião acomodando-se portanto.

O subconsciente se deixa embalar num "sono acordado", com efeito, desperta para se inteirar do que se passa, como que se estivesse submetido a uma anestesia, por consequência desse estado e prevalecesse dessa maneira.

O subconsciente, por ocultar o seu poder, não mostra, nem se deixa ver, porque sabe dissimular a aparência, mantendo o semblante sério e descontraído.

A actuação do subconsciente é revelador da propensão que tem para não se "melindrar" com situações que para ele são passageiras às quais não lhe dá a maior importância, aliás é sempre o consciente a resolver quase tudo, sendo que existem outras situações, embora por as conhecer ignora, porque é assim o seu papel, submetendo ao consciente que dá a resolução final.

O subconsciente, afinal o que é? Como dissemos actua fora da consciência, é um estado específico decorrente da sua maneira de ser e estar, sempre neutro, contudo sabe de tudo o que ocorre com o consciente.

O subconsciente tem como já vimos esta especificidade, embora fazendo parte do consciente actua autonomamente, sem se revelar, dando todo o protagonismo ao consciente seu decisor.

Existe uma parte que é a mente, onde está o subconsciente permanentemente acoplado, como se dois num se tratasse, no entanto ele recebe toda a informação vinda da mente que armazena, consequentemente da memória,

O subconsciente também exerce a função de receptor, aliás é uma característica sua de excelência.

Por isso tê-lo é sempre um benefício inestimável, pela interacção que lhe está subjacente pelo poder que ele concentra até aos mais remotos acontecimentos ele tem a percepção nítida e imprescindível.

Falar dele, sem dúvida é aliciante, pela sua humildade e descrição. Não há facto que se lhe impute, antes pelo contrário os humanos são testemunhas disso, pela coragem e lealdade.

O subconsciente conhece de tudo o que se passa na mente, e consequente no consciente, não tem voto, nem nunca se aflorou desse direito, conformou-se a essa sua situação. Contudo é de referir que nos momentos difíceis em que as situações drásticas tiveram lugar, ele faz um esforço para se lembrar e conectar-se universalmente.

Ele exerce a função para a qual a humanidade lhe reconhece os maiores elogios, às vezes como que a supervisionar todo um contexto de actos e acções pertinentes e a estabelecer a  boa vizinhança e pacificação com povos com vista a prosseguir o progresso e desenvolvimento.

 Mantém um dinamismo de forma automática por ser fundamental a função que está confiada emite sinais de informação para o consciente.

O subconsciente é indissociável do mundo espiritual, onde ele regista todos os aspectos pelos quais as diversas confissões religiosas, ou não, têm diferenças, ele é um dissuasor e o ecumenismo tem-no como arbitro para neutralizar as conflitualidades, por ser sabedor dessas ideias e doutrinas, devido ao seu poder incalculável.

Tudo o que queremos é ele quem primeiro "filtra" se a nossa pretensão for exequível, acontece., reside dentro dele essa faculdade. É fiel e tem compromisso com o consciente e as conjunturas e percepções da mente.

O subconsciente é um poder pelo qual é accionado pelo pensamento, sendo tão veloz como a luz (...) e que existe (...), de tal forma que os desejos e as pretensões se realizam..

Assim o nosso discurso entra na descoberta deste poder imenso que é o subconsciente (...).António Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário