O tempo impõe uma direcção pela qual é aconselhável seguir
com exemplo, a escolarização nos primeiros anos de vida.
É a direcção certa por onde todos devem começar, sobretudo para enfrentar a vida no futuro com as ferramentas e a aprendizagem básica.
É a direcção certa por onde todos devem começar, sobretudo para enfrentar a vida no futuro com as ferramentas e a aprendizagem básica.
Na vida em que vivemos, é importante o equilíbrio uma
situação que se mantém estável para
desenvolver em harmonia tudo quanto “alguém”
precise para prosseguir um começo de vida.
Realmente o início da vida de “alguém” tem como base a
educação, elemento primordial em que se “joga” todo futuro de “alguém”
sobretudo se não forem tomadas medidas para a devida aprendizagem.
Em que o comportamento decorrente da necessidade da sociabilidade é imperioso que seja logo
ministrado no início do desabrochar a vida de “alguém”.
A evolução biológica da criança nos primeiros anos de vida
em que todo o comportamento saudável é instintivo, potenciando a criança na
absorção de todo um mecanismo face a
generalidade da aprendizagem ser mais
rica e efectiva.
Esta afirmação é contudo uma realidade insofismável,
porquanto sabemos que a criança é um “complexo em potência” de qualquer paradigma, porque aprende com intensidade intrínseca pela versatilidade interior que possui.
É mais fácil o entendimento numa criança de algo que se
ensine, porque a mentalidade, por
um lado está receptiva, portanto livre
de possíveis conecções, sendo que absorção é feita rapidamente.
A capacidade da
criança revela-se logo nos primeiros anos, em que se destacam algumas
desigualdades, de criança para criança.
Contudo é seguro afirmar que a esmagadora maioria das
crianças desenvolvem suas competências de aprendizagem, sendo já uma referência,
certamente que não se colocará em dúvida este dado, decorrente da expressão ser verdadeira e inquestionável.
No entanto, elas possuem indistintamente pelos factores que as diferenciam,
"nuances" que se prendem com meio e o lugar, constrangimentos que ofuscam
significativamente o "potencial",
como se de um "diamante não lapidado" se tratasse.
A trajectória da educação de uma criança é de importância
capital, sobretudo para se absorver a propensão que ela terá porque se apercebe da inclinação para determinado
espaço em cuja tendência é notória.
Conclui-se assim que, corrigindo algumas assimetrias,
possibilite encontrar os métodos de intervenção que melhor sirva de modelo a
seguir.
Uma boa parte do "capital humano" é descoberto
logo na iniciação da vida de "alguém", a falta de oportunidade, aliada a
circunstâncias conjunturais por diversificados motivos, tem sido a tónica
"infeliz" deste sórdido espaço global que a humanidade vive.
Possuirmos taxas de escolarização e desempenho variáveis,
sobretudo, tendo em atenção o contexto dos países de cujas políticas visem a
integração social com primeira premissa.
No entanto, urge congratularmo-nos face aos sucessos, porquanto implicitamente somos todos os
beneficiados desses homens e mulheres educados no "sublime desígnio"
de servir com os seus préstimos em prol
da humanidade.
Assim o nosso discurso procurou a direcção exacta para
deixarmos mais algumas considerações sobre o tema a "irreversibilidade do
tempo". António Cardoso
Sem comentários:
Enviar um comentário