quinta-feira, 28 de abril de 2016

"A irreversibilidade do tempo" (...) 88







O momento pelo qual a concepção de um objectivo que se vai delineando à medida que essa percepção ganha expectativa de ser alcançada face a convicção que temos sobre o futuro.

É esta contingência do tempo em que tudo acontece cujo distanciamento não é ainda perceptível de algo (...), uma ilusão ou não, porque queremos tanto e é tão relevante que nos leva a acreditar.

É uma visão em que os contornos dessa aparência começam a mostrar as linhas gerais pelas quais a observação de determinada expectativa, por exemplo: "Estou anciosa a minha pretensão foi atendida e vou começar a trabalhar para a semana".

Estes momentos alegres em que o tempo se manifesta, obviamente, a favor porquanto sempre colaborou com aqueles que por imperativo da vida a que estão submetidos, tudo se sucede no tempo, as experiências, boas ou não.

O tempo é constante pois não muda nunca, a sua imutabilidade é um facto, todas as contingências que se sucedem no tempo.

O tempo que se mantém inalterável, estabelecendo o seu próprio compasso em que os momentos mais "agitados" face ao "mau tempo", temporais, ciclones maremotos, etc.

Contudo quando adquire a bonança pelo "bom tempo" os seus protagonistas usufruem dele com a naturalidade que já estão habituados.

O tempo é a "matéria prima" número um, porque através dele trabalha-se com objectividade face a apreciação positiva que fizemos, e verificámos que o tempo está propício a todas as tarefas que queiramos fazer.

Não é por acaso, a sua importância é tão vital na humanidade porque o Universo na sua organização de estado para estado adoptou criar para sua metodologia.´

Atribuindo-lhe o interesse devido, pois existem Observatórios, Instituições para melhor visibilidade desta grandeza e bem essencial".

É no tempo em que a humanidade face a sua atitude de subsistir num dado tempo e lugar, o indivíduo em particular sendo ele o centro da natureza que se assume como tal.

Para dirigir homens e mulheres para a actividade em que o produto desse trabalho resulte para estabelecimento e manutenção de toda uma comunidade.

Os tempos de hoje diferentes das épocas passadas, sobretudo pelo aperfeiçoamento das "novas tecnologias" que o indivíduo procurou criar o seu modo vida.

Agregando os vínculos da sua própria história em que é ele o protagonista, vencendo os desafios para a felicidade e o bem-estar indispensáveis e também pela sua integração social a todos os níveis que é uma realidade. 

Acontece que o tempo actual, a humanidade assiste um acréscimo das melhorias de condições de vida em sociedade, uma soma considerável de benefícios foram atribuídos, os direitos  para ingressar de forma efectiva na sociedade.

É um facto, a habitação, a educação e a saúde, o direito ao trabalho com políticas nesse âmbito, o direito à justiça e a liberdade sendo agora efectivas para uma vida mais digna e justa.

Assim o nosso discurso procurou a direcção exacta para deixar mais algumas considerações sobre o nosso tema, a "irreversibilidade do tempo". António Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário