terça-feira, 5 de julho de 2016

"A irreversibilidade do tempo" (...) 134





O tempo em cada um de nós é a excelência da vida (...) e do momento pelo qual se desenvolve algo (...) importante que tanto ambicionamos nas várias vertentes da nossa vida.

Decisões imperativas que sem às quais não é possível dar algum seguimento ou perspectivar para o futuro, um desejo, uma ambição, uma inquietação ou até uma obrigação que se sente pela necessidade da sua concretização aliada a sua relevância para a sociedade.

São momentos decisivos que partem do nosso incentivo e persistência, uma convicção firme e inabalável sobretudo pela adversidade, torna-se mais imperiosa essa vontade tão assertiva de fazer por bem e em que se conjugam várias intenções e desejos que urge dar sequência essa expectativa.

O tempo é responsável por persuadir a nossa contribuição porque ele é determinante que se predispõe nessa direcção, como que uma vibração constante permitindo a visibilidade de que se espera, por induzir em nós a imaginação de criar este cenário autêntico em nossa mente.

Toda esta expectativa tem como resultado a motivação de algo em que se espera pela sua consolidação cujos parâmetros dão a confirmação como provável.

No entanto prevalece a certeza que algo irá ocorrer, porque são associadas "chances" a cada ocorrência possível fazendo presumir a realização de algo em concreto.

O conceito de probabilidade está totalmente dentro da nossa vida diária, sobretudo porque usamos frequentemente expressões deste tipo, por exemplo: É provável que o avião amanhã chegue atrasado; ou ainda: O jogo de amanhã é provável uma vitória, embora exista uma pequena chance de acontecer.

Contudo, há ainda outras interpretações subjectivas de probabilidade, cada uma dessa interpretações pode ser útil na aplicação em problemas práticos.

A probabilidade tem conotações ambivalentes, muitas vezes "dúbias" por existir no seu conteúdo sentido diametralmente oposto ao desejo de alguém, por exemplo: "sorte" "azar", "risco" ou "chance", "incerto" "duvidoso".

No entanto, a probabilidade também é aleatória, representa uma série de eventos futuros cuja ocorrência poderá acontecer consoante aos fenómenos ocasionais previsíveis.

Ainda existe outras probabilidades circunstânciais cujas causas representam sempre incertezas sobre as suas proposições por serem incompletos no seu conhecimento e fundamento em que se argumenta.

Geralmente a razão pela qual assenta a nossa convicção é pela evidência de algum indício, cujo vestígio dessa revelação é a prova da probabilidade assertiva cuja informação nos leva a efectiva conclusão.

A teoria de expectativa reside no facto do resultado que a orienta ser positivo, sobretudo por "aliciar" supostamente algo como recompensa em função do comportamento adequado a situação desejada.

E  como forma de premiar é utilizado como bonificação, aumento de salário, ou promoção atribuídas a distintas pessoas com esta finalidade.

Assim o nosso discurso procurou a direcção exacta para deixar mais algumas percepções sobre o tema a "irreversibilidade do tempo". António Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário