segunda-feira, 11 de julho de 2016

"A irreversibilidade do tempo" (...) 137





É o tempo esta contingência circunstancial, como que uma "mega superestrutura planetária" em se vinculam uma diversidade de situações ocasionais e atípicas, com as quais a humanidade em geral e o indivíduo em particular está familharizado.
Algo concreto que não vemos, contudo sentimos, envolvendo em cada um de nós a persuasão induzindo-nos a tomar uma atitude que visa o convencimento de uma ideia

Esta sensação pela qual não é uma ilusão é algo existente e real que interfere directamente na humanidade que a condiciona e a determina.

Esta realidade pressupõe uma dinâmica das mudanças nas condições atípicas sobretudo pela imprevisibilidade que é aleatória, acontecendo aqui e ali irregularidade temporal.

Os ecossistemas lideram e regulam o clima, cuja finalidade é a separação de todos os malefícios que deterioram o estado natural e biológico em que se aglutinam elementos tóxicos exalados para a atmosfera.

Que os absorve e como forma de neutralizar e preservar o "habitat envolvente", revitalizando para potenciar melhor qualidade da vida natural.
  Esta absorção de gases tóxicos sobretudo pela concentração da maior parte das emissões de carbono originadas das actividades humanas prejudiciais a vida saudável e de bem-estar.
 A biodiversidade e os ecossistemas têm um efeito de dissuadir os efeitos nocivos e atenuar os malefícios daí decorrentes, evitando as múltiplas consequências mantendo o equilíbrio sustentável em que todo este acervo biológico e natural se minimize pela sua degradação.   
 A recuperação da natureza é primordial para a vida da humanidade, o conflito existencial destas espécies, pelo  seu aniquilamento gradual e sistemático implicam a alteração das situações climáticas adversas.
 São determinadas pelo factor de risco da inobservância dos parâmetros exigidos pela manutenção e sustentabilidade dos sistemas de forma harmoniosa dessa coabitação, a ausência destes pressupostos constituem uma agressão nítida e consentida destes bens naturais, que urge preservar.
 A biodiversidade é também o conjunto de todas as espécies de seres vivos que existem nos mais variados habitat.

Como é evidente que quanto maior o número de espécies existentes num determinado  habitat quanto maior o número de espécies existentes num determinado local maior a   sua diversidade.

 
Os termos biodiversidade ou diversidade biológica têm aumentado, sobretudo pelos tratados entre Nações com vista a sua preservação da biodiversidade como um elemento fundamental para o desenvolvimento sustentável.

Esta tomada de atitude entre Estados-Nações contribuíram para o aumento significativo da utilização deste termo “biodiversidade” o que ela representa em textos científicos, técnicos, legais e administrativos, para além do seu carácter prático e existencial.


Vários Protocolos tiveram lugar, considerando-se vital a implementação de medidas importantes por se tratar deste tema transversal a todas as Nações competindo para um  tratamento adequado para garantir à vida no nosso Planeta mais harmoniosa e saudável.

A biodiversidade pode ser definida como a variedade de organismos considerados a todos os níveis, desde as variantes genéticas da mesma espécie até agrupamentos de espécies, géneros, famílias e mesmo níveis taxonomicamente superiores.

 Inclui a variedade dos ecossistemas a qual compreende as comunidades de organismos nos respectivos habitat e as condições físicas do meio. Este conceito envolve a biologia no seu todo e em particular a taxonomia, a genética e a ecologia.
 
Assim o nosso discurso procurou a direcção exacta para deixar algumas considerações, sobre o tema a “irreversibilidade do tempo”. António Cardoso  
 




 

Sem comentários:

Enviar um comentário