sábado, 29 de outubro de 2016

"A irreversibilidade do tempo" (...) 223





Reflectimos sobre esta conjuntura real que é o tempo em nossas vidas, este imperativo que connosco vive, porquanto ele caminha  um percurso interminável (…).

Contudo, pela impossibilidade de o acompanhar nos detivemos  no seu percurso, sendo  ele que continua sempre sem parar (…).

Sim de facto não é possível que determinada pessoa siga o percurso do tempo, sobretudo se tivermos em consideração que a humanidade em geral e a pessoa em particular vive o tempo como existência física X que varia de pessoa para pessoa.

No entanto, o tempo continua como “grandeza sobrenatural” que descreve no seu percurso um ciclo de tal ordem ininterrupto, sendo por isso uma sequência de períodos sucessivos.

O tempo tem as etapas do seu trajecto, que as faz gradualmente, na circularidade do seu movimento, por ser autónomo,  tem missão e desígnio,  sendo portanto  uma “sublimidade”.

É desta forma que o interpretamos esta envolvência presente na humanidade, tem sido o “referencial”, através dos tempos de geração em geração.

O futuro das gerações vindouras, certamente vai coexistir com este imperativo, reagindo estas mesmas gerações em continuar o paradigma, designadamente como avanço tecnológico.

É evidente que um novo paradigma se instalou nas sociedades, sendo por consequência transversais a todos os níveis da vida com a finalidade da sua modernização, a velocidade tal (...) que mudou a mentalidade dos nossos dias.

O tempo nunca se sentiu "ultrapassado",  está diante das situações, convergindo, sobretudo pelo crescimento exponencial que se avizinha, contudo os mecanismos sofisticados que prevê automatismos criados de máquinas e robots.

Permitindo, um considerável avanço e inovação em sectores diversos da sociedade, pela criação de algo (...) que se convencionou chamar-se "singularidade da máquina".

Por esta ter função específica para criar, fazer, anular, acrescidas da vantagem da rapidez e eficiente execução, para além de "rentabilizar o tempo" e custos.

O tempo que se situa num todo contexto existencial e referindo-se a gerações vindouras e todo o progresso do nosso espaço global é inegável a sua inserção, para contribuir decisivamente com sua presença insofismável (...).

Tendo em atenção, face ao impacto da rapidez frenética em que a humanidade vive sobretudo pelo protagonismo da sociedade transversal, existem aqueles que se notabilizam, pelos seus feitos, e uma série de conhecimentos que possuem da realidade do nosso espaço global.

Fazem com que o mundo actual, o nosso espaço global, não será certamente o mesmo daqui a X anos, porquanto, as mudanças significativas no âmbito da concretização da informática a proliferar por todos os sectores da vida da humanidade, é um facto indesmentível.

A humanidade está a pagar o preço "elevado” desse sucesso, contudo o tempo na direcção, certa continua a ser o fiel de todo este progresso.


Na expectativa de puder deixar mais algumas considerações sobre o nosso tema a “irreversibilidade do tempo”, fizemos desta forma. António Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário