terça-feira, 31 de janeiro de 2017

" irreversibilidade do tempo" (...) 290




A  irreversibilidade é a alteração  que é exercida por fenómeno de cuja manifestação tem como finalidade "consumir" todo o espaço temporal.

Com efeito, é em torno do tempo que decorre toda esta acção sistemática e sucessiva num ciclo interminável (...).

Porquanto, esta irreversibilidade é directa e consequentemente observável, se tivermos em consideração de que o "momento X", determinado "tempo real" que era tido como tal (...).

É agora "tempo passado", uma realidade que era determinado "tempo real", que deixou de o ser, pela acção sistemática da sua irreversibilidade.

A "realidade temporal" possui uma dinâmica decorrente da actuação em várias vertentes, em que os multifacetados acontecimentos do grande universo de situações, sucedem-se, contudo, num espaço lapso de tempo. 

Todo o acontecimento que ocorre num  lapso espaço temporal, por insignificante que seja determinado momento, designadamente: os agora, instantes, momentos, períodos etc, constituem determinado "espaço de temporal".

São relativizados esses momentos, porque são únicos e irreptíveis traduzidos por "tempo real", em determinada altura, contudo face a sua irreversibilidade que os reduziu a ínfima parte, como sendo o momento solene que era, mas que já é acontecimento passado.

Que poderá ser reportado esse determinado momento como memorável, sendo por isso, necessário que se constitua em facto, um registo que pertencerá inevitavelmente a história desse momento.

No entanto, o tempo não apaga determinados factos, o que acontece é que condicionados ao fenómeno da irreversibilidade, esses momentos são apenas lembrados, como "tempo real" que existiu num imaginário latente (...).

Mas que é "tempo passado", pela noção que se tem desse tempo uma realidade incontestável (...), circunscrita nesse periodo temporal, no entanto absorvida pela irreversibilidade que converte esse "tempo real" em tempo passado, portanto irreversível.

Esta necessidade de que a irreversibilidade tem para converter todo "espaço temporal", para além de ser a sua missão e desígnio e uma das atribuícões que exerce directamente sobre o tempo.

Não é nenhuma abstracção este condicionador que é a irreversibilidade, mas um facto que acontece a cada instante (...), converter o "espaço temporal", que se expressa categoricamente e não permitir "reverter" algo que ela tornou "irreversível.

Na expectativa de que o discurso possa deixar mais algumas considerações sobre o nosso tema a "irreversibilidade do tempo, fizemos desta forma. António Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário